27 de agosto de 2013

Aprendendo sempre

Pra começar, agradeço a todas que comentaram o post anterior e que estão torcendo pelo meu lindo positivo. Muito obrigada, gente! Continuem torcendo! Pois é, não teve positivo desta vez, mas teve sim a M bem antes do que eu esperava, teve muito cansaço e uma pitadinha de tristeza.

Vou começar contando sobre o motivo do meu cansaço. Eu e meu maridex planejamos nos mudar no fim de semana passado (25/agosto). Escolhemos o apartamento pra alugar com muita antecedência, em abril. No início de agosto nós pagamos $600 pros ex moradores, pra eles saírem antes do dia que fecharia o aluguel deles (31/agosto), assim nós poderíamos nos mudar antes do dia nacional de mudança, que é 1/setembro. Aqui na Gringolândia (ou pelo menos em Boston) é assim: o september first é o dia que todo mundo se muda, e nesse dia é uma loucura, os caminhões de mudança cobram mais caro, você tem que reservar com eles com muita antecedência. Daí pra evitar essa coisa toda resolvemos nos mudar uma semana antes do rush. Parecia estar tudo bem fechadinho, nossas coisas quase todas empacotadas, mas faltando 5 dias pra gente se mudar a empresa imobiliária que administra o aluguel do novo apartamento nos telefona e diz que não podemos nos mudar no dia que planejamos. Teremos que mudar no dia que metade da cidade estará de mudança. Ahhh! Que raiva! Além disso a minha sogra está chegando hoje pra passar uns dias conosco. Ela dormirá na sala com as 275 (número aproximado) caixas de mudança. Mas ainda não é esse o motivo do meu cansaço, é que nos últimos 9 dias eu trabalhei em folgar um diazinho se quer. Foi super paulera! Mas finalmente hoje estou de folga. Por isso to com tempo de escrever aqui no blog e ler os blogs que acompanho antes de ir buscar e minha sogra no aeroporto.

Bom, no meio dessa confusão de caixas de mudança e tudo mais a minha M desce na quinta passada. Hum?? Mas eu estava pensando que ela viria hoje (terça). Pois não é que eu me enganei sobre o dia da minha ovulação! Como contei aqui os testes de ovulação acusaram positivo por mais de um dia, e eu li que a ovulação ocorreria depois do último teste positivo. Não sei porque mas não foi assim comigo, eu ovulei no primeiro dia de teste positivo mesmo. Talvez seja por causa do tipo de teste que uso, talvez seja algo do meu corpo, não sei. O fato é que tive um sangramentozinho pequenininho na terça passada, o que pensei que fosse sangramento de implantação. Mas já era a M querendo vir. Daí na quarta a tarde sangrou um pouco mais, mas ainda não parecia menstruação. Acho que meu corpo fez isso pra me enganar, e eu cai bonito como um patinho! Mas na quinta veio pra valer, com cólica e tudo mais. Pra afogar a tristeza bebi uma garrafa de vinho com o maridex nesse dia e fiquei bêbada como um gambá depois de uma taça só.



O que aprendi no segundo ciclo:
- Calma, relaxa! Não tem mesmo como eu decidir e planejar tudo. O neném virá só quando ele quiser. Resta a nós fazermos a nossa parte, namorar muito!
- O teste de ovulação é ótimo, mas depois que um der positivo não vou usar outros. Deu positivo, namoro muito e pronto!
- Rita, sua anta mocofaia (nome carinhoso que meu pai inventou), para de procurar sintomas de gravidez!
- Nunca mais trabalhe mais de 7 dias sem parar, isso pode acabar comigo e com a minha saúde.

 E o terceiro ciclo já começou! Agora vocês me dão licença que vou ali no mercado comprar inhame. ;)

21 de agosto de 2013

Sintomas de gravidez II - O Retorno

Eu e maridex começamos a tentar engravidar no mês de junho, e o primeiro ciclo já foi cheio de emoções. Eu tive vários sintomas de gravidez: muito enjoo, peitolas super doloridas (os mamilos, pra ser mais exata) e sangramento de implantação.

Agora este segundo ciclo está emocionante também! Meus mamilos estão um pouco mais escuros e doloridos (um pouco menos que no ciclo passado), estou enjoando um pouquinho de vez em quando e ontem, adivinhem quem apareceu? Ele, o sangramento de implantação! Ele ocorre cerca de 8 dias após a fertilização, e basicamente é só o embrião se ajeitando na parede do útero pra ficar por lá pelos próximos 9 meses. Ele pode durar 1 dia só ou mais, é bem mais clarinho que menstruação mas ainda assim tem mulher que confunde e acha que tá menstruando e nem tá grávida. Ahhhh! Mas não é o meu caso, porque depois de ler e estudar tanto sobre concepção a gente vira expert, né?!

Mas não estou fazendo altos planos, nem super ansiosa ou na certeza de estar grávida. Aprendi no ciclo passado que certeza mesmo de gravidez só depois da senhora M atrasar e o teste xixizado dar positivo. É minha gente, to sabendo esperar direitinho dessa vez! Não vou gastar 5 testes de gravidez não! Uma das razões por eu estar pensando menos nisso é que esses últimos dias tem sido super corridos no trabalho e nós estamos de mudança pra um apartamento maior. Então estamos preocupados o suficiente sobre empacotar nossas coisas, comprar um sofá novo, contratar o caminhão de mudança e tudo mais. Daí não dá tanto tempo de pensar em gravidez! Mas ainda assim fico bem animada e preciso de dividir com alguém que não seja maridex, por isso preciso de contar aqui no blog. Afinal ele serve pra isso!

Como devo ter ovulado mais ou menos no dia 12/08, o dia esperado pra M descer é 26 (próxima segunda). O teste já está aqui guardadinho pra fazer na terça. Ele é um teste sensível que pode indicar a gravidez até 4 dias antes do atraso da M, mas farei um dia após a data provável da M pra ter certeza. Além do mais, se não tiver sido desta vez a M já vem antes de terça e me faz economizar o teste.

Dedos torcidos, e seja o que Deus quiser!

18 de agosto de 2013

Ligação fraterna e sonho

Eu sou a mais velha de 4 irmãs (oh, mulherada!) e adoro ter família grande. Hoje, 18 de agosto, é o aniversário da que é minha irmã a mais tempo. Não farei uma homenagem a ela, já que ela não lerá este post, porque ela não sabe que sou tentante e muito menos sabe dessa minha vida de ter blog maternístico. Mas vou só contar uma história que comentei no blog da Laura, sobre a ligação entre minha irmã e eu.

Há exatamente um ano e um mês eu estava fazendo o Caminho de Santiago na Espanha, e foi uma experiência maravilhosa, um sonho realizado. No mesmo período a minha irmã estava grávida da Alice, a minha sobrinha mais fofa do mundo todo. Aliás, ainda vou escrever sobre a história da Alice, as tentativas de engravidar da minha irmã e tudo mais, que eu acho bem legal. Durante o Caminho eu sonhei algumas vezes que eu estava grávida, eram sempre sonhos bem reais. Após uma dessas noites que sonhei com gravidez a minha irmã me escreve um email de dizendo que ela sonhou que estava fazendo o Caminho de Santiago, e não era a primeira noite que ela tinha esse sonho. Li o email  e me arrepiei toda! Sonhamos uma com a realidade da outra na mesma noite.

Este ano eu e meu marido decidimos que vamos tentar ficar grávidos e que não vamos contar isso pra ninguém (ou quase ninguém). E na última semana de anticoncepcional, em junho, a danadinha da minha irmã me escreve no perguntando se eu to grávida. Eu digo que "não, imagina, de onde você tirou essa ideia estapafúrdia" e ela me disse que sonhou. Ah, daí eu fiquei na certeza que era um sinal! Só não sei quando se realizará, mas eu e meu maridex estamos on it!




14 de agosto de 2013

Diálogo de ontem a noite

Eu e meu marido na cama, naquele momento gostoso de intimidade (afinal, como eu disse antes, o mais importante pra engravidar é namorar, não é mesmo?!). Daí ele me solta essa:

Marido: Nossa, meu bem, que estranho! O seu mamilo esquerdo tá com uma cor diferente!
Eu: Sério?? Como assim??
Marido: É... ele tá mais escuro que o direito!
Eu: (depois de olhar para as minhas peitolas) Ahhhh!!! Que legal, tá mesmo!! Talvez eu esteja grávida!
Marido: (com cara de ué) Ham???
Eu: É que muitas grávidas tem esse sintoma já no início da gravidez. Bom, mas acho que os 2 mamilos mudam de cor. Talvez o meu direito vai mudar de cor também!
Marido: (com cara de super feliz) Tomara!

 :)




12 de agosto de 2013

Sobre o teste de ovulação

Como escrevi no último post, fiquei super feliz com o resultado do teste de ovulação - imagina quando for listrinha no teste de gravidez!

O primeiro positivo veio na quinta passada, e no domingo resolvi fazer outro teste, só por curiosidade. E pra minha surpresa, veio positivo outra vez! Daí fiquei com uma pulguinha atrás da orelha. É porque eu já sabia que o teste é sensível á presença de LH (Hormônio Luteinizante) no sangue. Esse hormônio é liberado pelo folículo maduro que está liberando o óvulo da vez. Mas acontece que esse hormônio aparece bem rápido, antes do óvulo sair pro mundo (pras trompas). Ou seja, o teste de ovulação dá positivo antes da ovulação de fato. Daí a razão da pulguinha: será que ter LH durante 3 dias é normal? E quanto tempo será que dura o óvulo, depois que ele é liberado do ovário?

Daí fui pesquisar. Como diz a Nana, informação é poder. E é mesmo! Descobri que depois do teste de ovulação  dar positivo o ideal é continuar fazendo o teste todos os dias. A ovulação deverá acontecer depois do último teste positivo. O óvulo depois de liberado tem de 12 a 24 horas para ser fecundado (mas só!?!). Por isso é bom namorar no dia da ovulação e antes, porque os espermatozoides vivem mais tempo dentro do nosso útero, mas não adianta ele chegar lá depois do óvulo ter virado abóbora.

Quanto ao teste de ovulação, ele pode dar positivo só dentro de 12 horas, ou por alguns dias. Normal! Mas se ele der positivo por muitos dias, pode ser que a mulher tenha ovários policísticos, ou pode ser que os ovários estejam liberando mais de um óvulo (gêmeos, que lindo, meu maior sonho!).

O que mais me surpreendeu foi ler que o teste de ovulação pode ser usado como teste de gravidez. É que se der positivo no final do ciclo é que a mulher tá grávida. Gente, que demais!

9 de agosto de 2013

A melhor dica pra engravidar

Hoje é um dia muito especial do meu segundo ciclo de tentante. Apareceu uma segunda listrinha no teste xixizado! Calma, calma, não foi teste de gravidez, só um teste de ovulação, o que já me deixa feliz a valer!

Desde o primeiro ciclo sigo algumas dicas que li para aumentar as chances de engravidar. To observando o muco, o que é bem legal pra eu conhecer o meu corpo melhor. No primeiro ciclo eu comi inhame todos os dias, do primeiro dia da minha M até o dia que o teste de ovulação deu positivo. Neste ciclo não comi tanto inhame porque viajei por 6 dias. Mas assim que cheguei de viagem a primeira coisa que fiz foi ir no mercado comprar o meu tubérculo preferido.

Agora que estou fértil vem a parte mais importante de todas: NAMORAR MUUUUUITO! E seja o que Deus quiser!

3 de agosto de 2013

Quando furar a orelha da menina?

Marido e mulher são duas pessoas com histórias de vida diferentes. O casal pode ser da mesma cidade, anda assim há diferenças sociais, culturais, políticas, diferença na criação. E o que dizer de um casal de países distintos? As diferenças são maiores ainda!

Aqui em casa tem algumas diferenças que geram piadas e outras que podem dar discussão. A cozinha é um dos locais mais críticos. Meu marido ama cozinhar, assim como eu, mas temos estilos completamente distintos. Ele é um americano típico, precisa de várias ferramentas na cozinha, como termômetro, suas receitas pedem medidas súper precisas. Já eu sou brasileira demais, minhas receitas pedem “mais ou menos” uma quantidade de um ingrediente. Sempre que cozinhamos juntos um fica meio chateado com o outro. Então geralmente preferimos cada um cozinhar sozinho, pra não dar discussão. Fácil de resolver!

Mas quando o assunto é nossos futuros filhos, aí é mais complicado. Outro dia começamos um debate sobre quando colocar brincos nas orelhas das meninas. Pra brasileira aqui, o quanto antes melhor, na maternidade será ótimo! Pro meu marido isso é inaceitável, porque aqui na Gringolândia as meninas furam as orelhas só na adolescência. O que??? Mas isso é muito tarde! Olha só a discussão...

Esta semana vi uma notícia super polêmica para os gringos, envolvendo a Gisele Bundchen. Tudo porque a modelo postou no seu Instagram uma foto dela com a filha Vivian, de 7 meses.




Eu olho a foto e não vejo nada demais. É uma foto linda!  Mas a discussão começou porque a bebê está usando brincos. Jornais e revistas publicaram a foto e questionaram esse costume latino. Médicos foram entrevistados e afirmaram que não há problemas em furar a orelha tão cedo, mas muitos disseram que isso é um ato cruel com a bebê e pode ser uma forma de amadurecer muito cedo a sua vaidade.

Minha gente, é só uma questão cultural! A menina não será precoce por causa disso. A Gisele, assim como eu, é casada com um americano mas é brasileira, e acha lindo (e normal) uma baby girl usando brincos.